O dia 1 de Janeiro é isso mesmo. O primeiro dia de um mês.
Representa, na prática, um método de medição do tempo, adoptado há mais de 400 anos.
Neste caso, coincide com o primeiro dia do ano, assumindo, para muitos, uma importância quase irracional. É neste dia que muitos esperam que as coisas mudem para melhor, por artes mágicas, da noite para o dia, literalmente.
Este primeiro de Janeiro, após um 2020 tão difícil para a humanidade, que colocou em causa tudo o que de mais básico tínhamos por adquirido, foi inundado de esperanças, pedidos e até algumas exigências!
Compreensível, mas a má notícia nisto tudo é que nada acontece por acaso ou por magia…
Seja pelos nossos esforços diários ou pelo simples bater de asas de uma borboleta do outro lado do planeta, tudo é regido pela lei da causa e efeito.
Por cá, é nisto que acreditamos e aproveitamos o dia 1 de Janeiro para fazer aquilo que regularmente fazemos ao longo do ano: balanços e planos!
O balanço de 2020 tem de ser feito, obviamente, à luz de uma realidade dura. Um ano devastador na vida das pessoas, mas também nos negócios, com uma crise a nível mundial, sem precedentes.
Vivemos os últimos meses a ouvir colegas, fornecedores e clientes a relatar as enormes quebras sofridas. Sentimos como foi e ainda é complicado conseguir receber, o que demonstra a enorme fragilidade que a economia atravessa.
Mas nós somos do contra, o tal contra-ciclo!
Enquanto ao nosso lado ouvimos falar de quebras assustadoras na facturação, Graça fecha 2020 com um crescimento de 24%!
É um recuo, face ao crescimento dos últimos 4 anos, mas revela, ainda assim, que o nosso trabalho está a ser bem feito e que continuámos a merecer a confiança do mercado!
Revela também a capacidade de adaptação da nossa equipa, que soube entender as novas necessidades do mercado, muito particularmente dos nossos clientes, que contam, ainda mais, com Graça enquanto parceiro sempre presente, numa relação de confiança e apoio contínuo.
Cada vez menos somos uma equipa que presta serviços. Somos aquela equipa que está sempre lá, ao lado, que abraça os projectos dos nossos clientes como se nossos fossem!
Isto, claro, obriga-nos a rever tudo. O nosso apoio tem de ser completamente transversal, temos de apresentar soluções, desde o momento em que os projectos ainda são apenas isso, ideias, até ao dia em que se transformam em marcas construídas e com vida própria!
Percebemos que o papel que os clientes nos atribuem é fulcral, desde o brainstorming ao brand building.
Este é o verdadeiro ponto de viragem para 2021. Reinventámos a nossa organização, aproveitando toda a flexibilidade que um colectivo de profissionais nos garante. Vamos ao encontro dos desejos dos nossos clientes e somos agora, ainda mais, um parceiro que quer participar nos projectos, idealizando, organizando, planeando, executando.
Claro que ainda temos todos os serviços (e mais ainda) que nos trouxeram até aqui, mas, doravante, queremos que Graça seja vista como um conjunto de fiéis e dedicados Nomadic Marketing Consultants.

Venham de lá esses desafios!
PS: obrigado a toda a equipa, colegas, fornecedores e clientes pelo 2020 em contra-ciclo!
Parabéns! É bom saber que 2020 não foi El Terrible para todos….
Como em tudo na vida, enquanto uns perdem, outros ganham!
LikeLiked by 1 person