A revista Marketeer noticia que uma das funções que serão mais procuradas pelo retalho em 2020 será a de Marketing Digital ou Digital Marketeer.
Ponto número 1, é mais correcto o termo marketer para designar um profissional da área do marketing.
Ponto 2, a revelação mais chocante, não existem digital marketers, nem marketing digital!
O marketing digital é tão só a aplicação dos conceitos do marketing tradicional aos meios digitais, a utilização de ferramentas digitais para colocar em prática as regras do marketing. Seria a mesma coisa que criar termos como marketing televisivo ou marketing impresso, consoante as ferramentas escolhidas.
O marketing digital não existe!
É comum confundir o marketing digital com o domínio das ferramentas digitais, como os Ads do Facebook, Instagram ou Google, mas é muito mais do que isso.
Será muito difícil conciliar num só indivíduo as capacidades de dominar a disciplina do marketing tradicional, com a habilidade de utilizar as ferramentas e linguagens digitais, salvaguardando raríssimas excepções, que tenham optado por desenvolver essas duas linhas, tradicionalmente tão opostas.
Se é um dos muitos recrutadores que procuram este mix num só profissional, conte com uma boa dose de insatisfação perante os resultados.
Saiba que na Graça, quando nos referimos a marketing digital, estamos a designar um serviço que cruza disciplinas como o marketing, design e web development, entre outros. Aqui o marketing digital é um serviço de marketing tradicional, que recorre a profissionais de outras áreas, para garantir o melhor e mais eficiente serviço.
Por tanto, se procura resultados através de meios digitais, contrate um bom profissional de marketing e deixe que seja ele a escolher a sua equipa de geeks, informáticos, designers, etc.